Com o tema avaliando as conquistas e identificando os desafios o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF foi realizado na manhã desta quinta-feira 20/06, no auditório do CRAS. O evento promovido pela Conselho Municipal da Criança e dos Adolescentes (CMDCA) de modo intersetorial com participação das secretarias: de educação, assistência social e saúde faz parte da iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e tem como objetivo apresentar os resultados sistêmicos alcançados pelo município na promoção e garantia dos direitos e bem-estar das crianças e adolescentes no município.

O evento iniciou com a composição da mesa de honra com as seguintes autoridades e membros da sociedade: a Secretaria de cultura Daiane Bezerra representando o Prefeito Francisco José Bezerra, a Gestora do Programa Bolsa Família Aurilany Macedo representando a primeira Dama e Secretaria de Assistência Social Zoneide Bezerra, o Secretário de Saúde Jarbas Gareza, a Coordenadora Vanda Sá Representando a Secretária de Educação Eliciana Bezerra, a Presidente do CMDCA Natália Sousa, a Articuladora do Selo Unicef Arnandia Rodrigues, a Mobilizadora da Educação Ana Clemilda, a Mobilizadora da Assistência Social Tereza Marta, a Mobilizadora da Saúde Taise Rolin, a Mobilizadora do NUCA Danielly Duarte, conselheira tutelar Lucileide Sales, e os representantes do NUCA, Júlio César e Hellen Kaynara.

A presidente do CMDCA, Natalia Sousa, realizou o discurso de abertura do fórum e falou sobre a importância do selo “Vamos apresentar o esforço conjunto para a promoção e fortalecimento das políticas municipais de garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes com ênfase na entrega das atividades dos sete resultados sistêmicos, bem como seus respectivos indicadores de impactos sociais e no eixo de participação social e gestão por resultados, um momento de avaliação das ações realizadas durante o período de 2021-2024, onde agradeço à toda Equipe Intersetorial pelo trabalho realizado”

A secretária de cultura, Daiane Bezerra, representando o Prefeito, ao fazer uso da palavra disse “o selo representa um compromisso concreto com a promoção, defesa e garantia dos direitos fundamentais de nossas crianças e adolescentes. Este selo é uma ferramenta poderosa que impulsiona ações efetivas em diversas áreas essenciais que já são realizadas em nosso município desejo um bom evento a todos e sucesso para nosso município para que consigamos conquistar o tão sonhado selo.

A articuladora do selo Unicef, Arnandia Rodrigues, enfatizou que o selo não se faz sozinho é necessário uma grande mobilização “a união entre todos os setores educação, social, saúde, esporte é fundamental na realização de cada uma das ações desenvolvidas para as crianças e adolescentes. São eles quem de fato fazem tudo acontecer agradeço imensamente a todos os envolvidos nesta jornada, Vamos continuar firmes neste propósito, com a certeza de que o selo Unicef é um poderoso aliado na nossa missão de garantir um futuro melhor para todos as nossas crianças e adolescentes.

Em seguida foi realizado uma apresentação cultural com as crianças da creche Maria Madalena e do programa Criança Feliz, ” O Girrassol” a apresentação faz simbologia ao cordão girassol que é usado para identificar pessoas com deficiências ocultas. Após a apresentação as mobilizadoras de cada secretaria fizeram as apresentações das ações executadas durante a edição. A Mobilizadora do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes Apresentou as ações do Nuca e representantes do Nuca apresentaram um texto sobre a importância de realizar ações de cuidados com as mudanças climáticas.

Após as apresentações foram distribuídos os grupos de discussão das ações realizadas e resultados alcançados, para avaliação e proposição de sugestões de melhorias em cada resultado para ser votado em plenária. Findada as discussões e a votação a presidente do CMDCA encerrou as atividades agradecendo a todos os participantes, a todos os setores e profissionais envolvidos e desejando sucesso rumo a conquista da certificação do selo.

Pular para o conteúdo