Na manhã dessa sexta-feira (21/06) o auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Campo Grande do Piauí recebeu os profissionais de saúde para discutir sobre democracia e educação em saúde na I Conferência de Gestão do Trabalho e educação em Saúde, a especialista em gestão e saúde, Aurielia Paiva, Ministrou a palestra que discutiu cuidados para os trabalhadores da saúde.
A cerimônia teve início com a composição da mesa de honra, a Coordenadora de saúde Bucal, Taise Rolim convidou as autoridades presentes, secretários municipais e outros representantes para comporem a mesa de honra. Após a formação da mesa, o Hino Nacional e o Hino de Campo Grande do Piauí foram executados, celebrando o início do encontro.
Luciana Sales, coordenadora de Atenção Básica, foi a primeira a se pronunciar, lendo o regimento da conferência. Em seguida, a vereadora, Eliana Bezerra tomou a palavra, desejando um evento produtivo a todos os participantes. Após esses discursos, a mesa de honra foi desfeita, dando lugar à palestra da Especialista, que destacou a importância da participação dos trabalhadores da saúde em reuniões da Câmara e conferências estaduais, ressaltando que “a participação social e o conhecimento das lutas são fundamentais para garantir direitos e melhorias no trabalho”. Ela também frisou a relevância da educação permanente para os profissionais de saúde, e explicou sobre a cooperativa de ajuda mútua, enfatizando valores como disciplina e cooperação para um ambiente de trabalho digno, seguro e humanizado.
Após a palestra, houve uma pausa para o lanche. Em seguida foi formados três grupos para discutir e sugerir propostas para os eixos temáticos da conferência:
- Democracia, Controle Social e Desafios da Equidade na Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde;
- Trabalho Digno, Decente, Seguro, Humanizado e Democrático no SUS: Uma Agenda Estratégica para o Futuro do Brasil;
- Educação para o Desenvolvimento do Trabalho na Produção da Saúde e do Cuidado das Pessoas que Fazem o SUS Acontecer: A Saúde da Democracia para a Democracia da Saúde.
As discussões e propostas apresentadas pelos grupos foram aceitas e aprovadas. Para encerrar a conferência, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciana Sales, agradeceu a todos os presentes pela disponibilidade e participação. Durante o encerramento, foram eleitos os delegados que representarão Campo Grande do Piauí na Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá em agosto na cidade de Teresina.
O evento destacou a importância da participação coletiva e do fortalecimento da democracia na gestão da saúde, reafirmando o compromisso dos profissionais e autoridades locais com o desenvolvimento contínuo do Sistema Único de Saúde (SUS).