A Unidade Escolar Moisés Bezerra participou, na última sexta-feira (17), da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da prova teórica da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2024, a mostra aconteceu pela manhã na Arena Birrezão, que se localiza no município de Campo Grande do Piauí e a prova foi efetuada na escola e dividida nos turnos da manhã e da tarde entre as turmas do 6°, 7°, 8° e 9° ano, respectivamente.

Os alunos passaram por um processo preparatório antes de efetuarem a mostra oficial, em que receberam, primeiramente, o suporte teórico fornecido para os alunos do 8° e 9° ano, que foram as turmas que participaram da mostra, e depois foram ensinados e acompanhados na prática pelo técnico orientador Adão Ubaldo, que colaborou para a criação desses foguetes que foram lançados. As atividades preparatórias para a prova teórica da OBA foram direcionadas para o 6°, 7°, 8° e 9° ano, pois todas as turmas fizeram essa avaliação.

Ainda, destaca-se a colaboração dos professores de tempo integral que foram os responsáveis por trabalharem nas disciplinas de projetos integradores, modalidades que contemplam as atividades voltadas para a MOBFOG e OBA. A equipe é composta pelos seguintes profissionais: Natan, Vitória Letícia, Vanessa Maria, Ana Jucilene, Raila Soares e Ana Regina.

Os lançamentos dos foguetes iniciaram por volta das 08:00 horas e tiveram suas etapas das medições de distância finalizadas às 10:30. A equipe vencedora tem em sua composição as alunas Mirella Kely, Maria Eduarda e Ana Lourrany, que conseguiram atingir a distância de 125 metros, já o 2° lugar foi ocupado pelos alunos José Denilson, Marcos Adonias e Ingridy, que alcançaram a marca de 121 metros.

A escola Belchior Barbosa da Silva da comunidade Carnaíba, que tem à frente o diretor José Ramiro e a coordenadora Francisca Henrique, se fez presente para contemplar a mostra. Os alunos também vieram acompanhados da professora Maria do Carmo.

A diretora Dayara Lima e o coordenador José Antônio (Del) foram grandes incentivadores e colaboradores para a realização dessas etapas, pois se fizeram presentes e atuantes durante todo o processo de ensino e organizacional. A diretora Dayara ainda destacou o sentimento sobre a realização dessa atividade prática da MOBFOG:

Foi uma experiência incrível, ver o empenho, dedicação e entusiasmo dos nossos estudantes, unindo a teoria a prática no estudo das ciências. Ao qual foram incentivados pelos professores recebendo com entusiasmo o desafio do projeto pela primeira vez na nossa escola, proporcionando grandes resultados. Nos sentimos realizados e também incentivados pelos mesmos. Agradecemos imensamente a Secretaria de Educação em nome da nossa secretária Licinha e toda sua equipe de coordenadores pelo apoio e parceria sempre firmados convosco e também demonstro a minha gratidão a toda a equipe da nossa escola Moisés Bezerra, que abraçou o projeto e colaborou na sua concretização. Temos o intuito de incentivar cada vez mais projetos como esse na nossa escola. Ver a superação dos nossos estudantes durante o processo do projeto é algo incrível. Parabenizo a todos pela brilhante participação. Em breve teremos mais novidades!.” Ressaltou.

A prefeitura municipal destaca a importância dessas realizações que agregam no conhecimento e proporcionam o engajamento dos alunos. A iniciativa contou com total suporte da Secretaria de Educação, que está sempre alinhada com os profissionais competentes da equipe da Unidade Escolar Moisés Bezerra.