Pais de alunos participam de palestras educativas

O dia D de mobilização nacional do Projeto Mais Saúde Bucal nas escolas aconteceu na quarta-feira dia 08 de Maio. A mobilização celebra o primeiro ano da Lei 14.572/2023, que incorporou a saúde bucal no Sistema Único de Saúde.

A ação foi promovida Pelas Secretarias de Saúde e Educação, pautados pelo Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC). O Governo Federal alterou a lei 8080 /09/1990 onde as outras atividades de saúde básica já estavam inseridas, menos a saúde Bucal. Portanto, a data de 08/05, definida como o dia D, marca a incorporação permanente dessas ações na rotina das equipes junto às escolas em todo o país.

De acordo com a Dentista, Dra. Eliana Bezerra, a programação das ações, foi dividida em três momentos. “No primeiro momento houve uma conversa com os pais para explicar o programa e pedir a parceria deles no sentido de acompanhar, orientar os filhos nas escovações, uso de fio dental, para que se possa ter um parceria entre escola, pai e saúde bucal e venha a obter resultados mais expressivos. De acordo com o levantamento epidemiológico de 2020, nós avançamos, mas o ministério ainda acha pouco esse avanço e acha que o município pode melhorar.” disse Eliana.

Num segundo momento as crianças passaram por avaliações e anotações do que elas necessitam, em seguida foi feita uma escovação supervisionada e aplicações de flúor. Finalizando a ação, as crianças que foram constatadas com necessidade de outros procedimentos, foram encaminhadas aos postos de saúde do município .

A coordenadora da Escola Raimundo Esmero de Sousa, Gabriela Sá Explicou um pouco do que se trata o projeto “A ação do PSE programa de saúde na escola junto com a equipe da saúde Bucal está trazendo para dentro da escola o acompanhamento odontológico das crianças. É preocupação do Ministério da saúde, que a cada dia a gente tenha crianças com uma saúde bucal melhor e consequentemente, com um desenvolvimento mais saudável.”

As ações foram realizadas na Unidade Escolar Raimundo Esmero (Sede) , Unidade Escolar Cícero Barbosa (Bairro São Geraldo) e Unidade Escolar Antônio Ferreira de Oliveira (Canela de Velho). A diretora da Unidade Escolar Antônio Ferreira, Aparecida Reinaldo , elogiou e ressaltou a importância do programa.

“A escola abraçou com muito amor esse programa. Eu posso dizer que tenho na minha boca a maioria de meus dentes emprestados , mas com esse programa, cuidando desde cedo das nossas crianças, nós vamos mudar essa realidade e ter no futuro crianças brilhantes, com dentes brilhantes. Então a ação é muito boa, o município está de parabéns por ter abraçado essa causa, esse programa, eu só tenho a dizer, foi e vai ser muito bom para nosso município .” ressaltou a Diretora Aparecida.

Pular para o conteúdo