Na última sexta-feira, 25 de julho, a Prefeitura de Campo Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu uma escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc, reunindo fazedores de cultura do município na sede da Secretaria de Comunicação (Secom). Estiveram presentes artesãos, músicos, atores e artistas de diversos segmentos, que vivem da cultura e contribuem ativamente para o fortalecimento da identidade cultural local.

A escuta pública é parte fundamental da programação e planejamento da construção do Plano de Ação do município, sendo realizada com o objetivo de dialogar com a comunidade cultural sobre a execução e aplicação dos recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Aldir Blanc 2).

Durante o encontro, o secretário municipal de Cultura, Dayro Coutinho, destacou que esse momento representa uma ponte entre a gestão e os fazedores de cultura locais.

“Esse momento serve como um elo entre a gestão municipal e os artistas e simpatizantes da cultura do nosso município. Através desse diálogo, é possível identificar as proposições da gestão e também os interesses sociais da classe artística, apontando onde seria mais bem-vinda a aplicação dos recursos. É um momento ímpar para a construção de estratégias de políticas públicas e para o fortalecimento da cultura como identidade do nosso povo”, afirmou o secretário.

Dayro ressaltou ainda que, a partir dessa escuta, será feita a consolidação das diretrizes apresentadas pelos participantes. Essas proposições irão compor o Plano de Ação Municipal, que será aprovado e executado de forma organizada, com ampla divulgação de cada etapa.

Segundo o secretário, os recursos da Lei Aldir Blanc poderão ser aplicados de diversas formas, sendo a principal por meio de editais públicos de seleção.

“Vamos lançar editais específicos, como de audiovisual, fomento à cultura ou para segmentos específicos. Os artistas poderão se inscrever e pleitear participação nos programas. Também é possível a contratação direta, por exemplo, para apresentações culturais específicas”, explicou.

Por fim, Dayro Coutinho reforçou a importância de que os artistas fiquem atentos aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura e da Secretaria de Cultura:

“As informações serão amplamente divulgadas pelos nossos canais oficiais, como os grupos de WhatsApp e redes sociais da Prefeitura e da Secretaria de Cultura. É fundamental que os fazedores de cultura acompanhem as publicações para não perderem nenhuma oportunidade”, concluiu.

Pular para o conteúdo