Na manhã deste domingo, 18 de maio, a Prefeitura de Campo Grande do Paiuí, por meio da Secretaria de Assistência Social promoveu o Dia D de mobilização da campanha de enfrentamento e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a programação contou com uma caminhada saindo da sede do CRAS até a tenda exposta na feira livre do município com ações de conscientização por meio de divulgação de informações, panfletagem e orientações ao público.
Durante todo o mês de maio a Secretaria Municipal de Assistência Social está promovendo a campanha “Faça Bonito” Com ações virtuais nas redes sociais e produção de vídeos educativos, a campanha busca alertar a população sobre como identificar sinais de violência, como proteger as crianças e adolescentes bem como denunciar os casos.

A técnica social, Luciene Sousa, conduziu as atividades neste domingo e trouxe à tona a importância da data, relembrando o Caso Araceli, crime bárbaro ocorrido em maio de 1973, que ainda hoje simboliza a luta contra esse tipo de violência. Ela explanou sobre os cuidados essenciais para a proteção das crianças e adolescentes, tanto no ambiente doméstico quanto em espaços públicos, e reforçou os canais de denúncia como o Disque 100 e o Conselho Tutelar.
Luciene também abordou como ensinar as crianças a se protegerem, respeitando seus corpos e aprendendo a identificar situações de risco. A ação contou com o empenho de toda a equipe do CRAS, que esteve presente na feira e nos comércios da cidade, distribuindo panfletos e multiplicando a mensagem da campanha junto à população.

A Secretária de Assistência Social, Maiara Galdino, reforçou o objetivo da campanha “nosso intuito é informar toda a população para que todos possam estar alertas a um assunto que é tão importante, hoje toda a equipe do CRAS e o Conselho Tutelar veio até a feira livre realizando a campanha com orientações a população para prevenção e combate a prática de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”.

Lucileide Sales, conselheira tutelar, enfatizou que na cidade existe casos de abusos e ressaltou a importância da denúncia “Estamos aqui para alertar os pais, as crianças, tios, tias e vizinhos que não se calem qualquer situação que presenciar denunciem. Aqui em Campo Grande temos casos de abuso sexual de crianças, inclusive semana passada foi realizada a prisão de dois casos antigos, então denunciem pelos canais do disque 100 e no conselho tutelar.
A Prefeitura de Campo Grande segue com a Campanha de enfretamento e combate ao abuso e a exploração das crianças e adolescentes, nos dias 22 e 23 de maio a Secretaria de Educação estará realizando ações em todas as escolas municipais com foco nas crianças, principal público da campanha, com ações de prevenção em toda a rede municipal.
Clique aqui para ver todas as fotos



















