Com o objetivo de promover o combate ao bullying e demais tipos de violências nas escolas a Educação de Campo Grande está desenvolvendo o projeto Cultura de Paz nas Escolas. A iniciativa foi lançada na Escola Municipal Moisés Bezerra, na ultima sexta-feira dia 24, na sede do município, e será estendida às demais unidades escolares do centro e da zona rural ao longo do ano letivo.
O projeto está voltado para a conscientização dos estudantes sobre os impactos do bullying e incentivar atitudes de respeito mútuo, o projeto propõe uma série de atividades pedagógicas, voltadas à construção de um ambiente escolar mais acolhedor, seguro e inclusivo. As ações buscam desenvolver o senso de empatia e promover a convivência harmoniosa entre alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Serão abordados temas como o respeito às diferenças, a importância do diálogo e a valorização da diversidade cultural, étnica e social. O projeto também tem como foco a prevenção à violência no ambiente escolar, promovendo a cultura do cuidado.
Um dos pontos centrais do projeto é cuidar da saúde emocional das crianças e adolescentes. Trabalhar o respeito, a tolerância e a empatia dentro da escola para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o respeito e a não violência.
A iniciativa será levada a todas as escolas do municipio, com o apoio das equipes gestoras e pedagógicas, e multiprofissional, para aplicar as atividades propostas.
O coordenador da escola Moisés Bezerra, José Antônio, falou sobre o projeto lançado “estamos começando trabalhar o projeto no Moisés Bezerra, mas vamos trabalhar em todas as escolas, promovendo a cultura de paz e não violência, temas como bullying, conscientização para o malefícios das drogas, também vamos trabalhar o respeito as diversidades e a paceria entre família, comunidade e escola, para prevalecer a paz, tendo como base o amor e paz biblicamente falando” pontuou o coordenador.
