A Prefeitura de Campo Grande do Piauí promoveu na tarde desta terça-feira, 29 de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento foi realizado no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e reuniu profissionais da área da saúde para discutir ações e propostas que melhorem as condições de trabalho dos servidores do município.

A conferência teve como objetivo principal levantar sugestões que serão encaminhadas para a etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, fortalecendo o debate em torno da valorização das categorias e do aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Dr. Tico, da secretária de Governo Zoneide Bezerra, do secretário de Saúde Jarbas Gareza, e da vereadora Eliana Bezerra. A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Luciana Sales, fez a abertura oficial do evento, destacando a importância da escuta ativa dos trabalhadores e da participação popular nas decisões que envolvem a saúde pública.

Em sua fala, o prefeito Dr. Tico ressaltou o papel estratégico das conferências. “Esse é um espaço democrático onde os profissionais podem expressar suas ideias, eleger prioridades e construir soluções. O que é discutido aqui pode se transformar em políticas públicas que melhorem a vida dos trabalhadores do nosso município e de todo o país”, afirmou.

Na sequência, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciana Sales, conduziu a leitura e aprovação do regimento interno da conferência. A palestra principal foi ministrada por Auriléia Paiva, que apresentou os eixos temáticos do evento e reforçou a importância da união das categorias para a conquista de melhores condições de trabalho e fortalecimento das políticas de saúde no Brasil.

Os participantes foram divididos em três grupos de discussão, que se debruçaram sobre os seguintes eixos:

  • Eixo 1: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e o Fortalecimento do SUS, coordenado por Isabel;
  • Eixo 2: As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, coordenado por Luciana;
  • Eixo 3: Participação Popular e Controle Social na Saúde do Trabalhador e no SUS, coordenado por Maria Alice.

Cada grupo elaborou um total de seis propostas, sendo duas de âmbito municipal, duas estaduais e duas nacionais. Após as discussões, as propostas foram apresentadas, votadas e aprovadas em plenária.

Ao final do evento, também foram escolhidos os delegados que representarão Campo Grande do Piauí na Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que antecede a etapa nacional.

A coordenadora Luciana Sales realizou o encerramento da conferência, agradecendo a participação de todos e destacando a importância do engajamento coletivo na construção de um SUS mais justo, eficiente e comprometido com a saúde e o bem-estar dos seus profissionais.

Clique aqui para ver todas as fotos.

Pular para o conteúdo