Na tarde desta sexta-feira (21), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de uma capacitação no auditório do CRAS para atualização sobre os novos indicadores do financiamento da Atenção Primária à Saúde. A reunião contou com a presença do facilitador técnico do e-SUS, Kilson Silva, da coordenadora da Saúde, Taise Rolin, e do assessor de sistemas do SUS, James Bezerra.
O encontro teve como principal objetivo atualizar os profissionais sobre A portaria do novo financiamento da atenção primaria, a portaria já detalhou que um dos componentes o componente 2, Vinculo e Acompanhamento, no qual a nota de financiamento da equipe está diretamente ligada diretamente a qualidade cadastral realizada pelos agentes comunitários de saúde e ao acompanhamento da equipe como um todo

As mudanças nos critérios de financiamento, reforçando a importância do papel dos ACS na pontuação das equipes de saúde. De acordo com os novos parâmetros, a qualidade e a abrangência do trabalho desenvolvido pelas equipes impactam diretamente na participação orçamentária que podem receber. Dessa forma, a atuação eficiente dos agentes comunitários é fundamental para garantir melhores resultados e mais recursos para o município.
Além das orientações sobre os novos indicadores, também foi realizada uma atualização sobre a realização cadastros, garantindo que os dados estejam sempre atualizados para um melhor planejamento das ações em saúde. A capacitação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos profissionais e a melhoria dos serviços prestados à população.

Kilson Silva formador da capacitação falou sobre a importância dessa atualização que os agentes de saúde participaram “Hoje falamos sobre a importância de cadastros atualizados e a importâncias do cidadão ter pelo menos dois vínculos assistências com os serviços de saúde sejam eles atendimento medico, enfermagem, e-multi ou bucal, esses atendimentos vinculados ao cadastros realizados pelos agentes de saúde estão diretamente relacionados ao financiamento dentro dos padrões do ministério da saúde conforme a qualidade dos cadastros Então hoje frisamos bastantes sobre os cadastros tiramos duvidas para que a cada quadrimestre Campo Grande consiga uma boa nota e consequentemente as equipes consigam mais recursos para o município.
A Prefeitura segue investindo na capacitação dos profissionais da área da saúde, buscando aprimorar os serviços oferecidos à comunidade e garantir uma assistência cada vez mais qualificada e eficaz.









