O Prefeito Francisco José Bezerra -Dr. Tico participou da solenidade de abertura dos trabalhos do legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande do Piauí 2025. Em sessão solene os poderes Executivo e Legislativo apresentaram as prioridades e os alinhamentos entre os órgãos. O Prefeito Dr. Tico apresentou sua mensagem anual, destacando as prioridades da gestão e sua preocupação com o cenário econômico do país.

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Quirino Bezerra, que deu início aos trabalhos convidando as autoridades para a formação da mesa de honra. Em seguida, foi realizada a leitura da pauta do dia e da ata da sessão anterior. Na presença dos vereadores: Eliana Bezerra, Helvídio Boa Ventura, Everaldo Felipe, Francisco das Chagas (Vereador Junior) Washington, Verenilson Manoel, Francisca Siqueira, a vereadora Maria Leidiana esteve ausente.

Após a leitura e discussão da ata, o prefeito Dr. Tico fez sua tradicional mensagem ao Legislativo, enfatizando suas preocupações com o cenário econômico que o país está passando que consequentemente reverbera no município de Campo Grande do Piauí em sua fala, Dr. Tico destacou sua preocupação com cenário econômico nacional, o congelamento das emendas parlamentares que afeta diretamente os municípios. Ele também ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura e a Câmara Municipal para vencer os desafios e que os poderem sempre devem ser aliados para o bem da população. (a mensagem completa se encontra no final desta reportagem).

Após a mensagem do prefeito, a palavra foi facultada aos membros da mesa de honra e aos vereadores. O vereador, Verenilson Manoel, utilizou seu tempo para fortalecer seu compromisso com o desenvolvimento do município e falar sobre o retorno dos trabalhos do legislativo, enquanto a vereadora, Eliana disse ser mais otimista e espera que os desafios sejam vencidos e que o executivo e legislativo possam unir forças e desenvolver um bom trabalho.

A vereadora Francisca fez seus agradecimentos, apoiando os esforços da gestão municipal e agradeceu ao prefeito os reforços que a cidade ganhou na área da segurança pública com a chegada do novo comande do Grupamento da Polícia Militar, ressaltando a satisfação da população.

O presidente da Casa, vereador Quirino, encerrou as falas reiterando a importância do trabalho legislativo para garantir que as ações do Executivo sejam acompanhadas com responsabilidade e destacou a importância do diálogo entre os poderes que o legislativo está sempre disposto a colaborar o executivo no que for melhor para a cidade de Campo Grande do Piauí e para atender às demandas da população.

Clique aqui para ver todas as fotos

Mensagem completa do Prefeito.

“Senhor presidente da Câmara Municipal de Campo Grande do Piauí, Boa noite, senhores vereadores e senhoras vereadoras, secretários Jarbas, José Alice Bezerra -meu pai, e Edilene Ramos secretária de comunicação, Demais pessoas que se encontram aqui. Como de praxe e de rotina sempre temos essa sessão ordinária no início dos trabalhos do legislativo dos municípios e aqui venho o trazer a minha mensagem é uma mensagem não muito otimista mas, não depende muito da gente, depende muito mais dos outros do que nós que estamos no município.

 Vivemos uma turbulência política muito grande a nível nacional e que tem uma discussão enorme entre o poder executivo, entre o Congresso Nacional e entre os Supremo Tribunal Federal, a respeito das emendas parlamentares e do orçamento brasileiro e isso que queira, ou não queira termina respingando aqui no Executivo no legislativo e no Judiciário, nós somos apenas o elo mais fraco da cadeia mas, não temos como não sermos impactados.

Temos diversos desafios pela frente, está sendo nos imposto uma educação integral, Está sendo nos imposto uma saúde que a gente não tem orçamento suficiente para tocar, a Educação temos recurso e demonstramos isso nesse ano que passou com o número de premiações que Campo Grande recebeu em Brasília juntamente com a cerimônia com ministro da educação Camilo Santana e do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.  Então o que me preocupa mais aqui embaixo é a saúde, a saúde é de longe a área que temos mais problemas no município e que consome o maior número de recursos para que possamos oferecer o razoavelmente o digno para as pessoas e por incrível que pareça nós só temos 15% do orçamento destinado a saúde então temos muitos desafios porque quem nos ajudava na saúde eram as emendas parlamentares que não temos hoje e desde agosto de 2024 pra cá foram suspensa.

Outra coisa que me preocupa, o cenário macroeconômico o Brasil consome 84% do PIB de tudo que produz para pagar contas, nós estamos a beira do colapso e se os políticos, os deputados, senadores, Supremo Tribunal Federal não se entenderem em Brasília o Brasil entrará em colapso em breve e esse colapso ele é pior para nós que estamos na ponta.

Então eu peço aqui, me dirijo aqui a esse egresso poder que nós vamos estar juntos nessa luta porque esses desafios não serão apenas no executivo com certeza eles virão para essa casa também, porque aqui funciona também a voz do povo, mas vamos estar empenhados para oferecer, não tudo, mas o que possível for de oferecer de qualidade para nossa cidade e este legislativo pode contar que iremos estar empenhados nessa luta, com o objetivo de todos os dois poderes que é buscar a melhoria para a cidade de Campo Grande do Piauí e por extensão as pessoas que aqui habitam.

Então venho aqui deixar a minha mensagem e dizer que respeito o legislativo e seremos sempre parceiros e jamais tentarei mandar algo que não seja e não esteja de acordo com a lei,  precisamos sempre de vocês porque os poderes têm que serem parceiros sempre e respeitosos um para com os outro, porque o objetivo é um só, suprir os problemas da sociedade e tentar juntos encontrar uma solução para os problemas que aflige a nossa população.

Deixo aqui o meu fraterno abraço a todos os vereadores e vereadoras a toda a população de Campo Grande e no que depender do poder executivo, senhor presidente vossa senhoria e os demais membros dessa casa também poderá contar com a parceria do executivo para tentar buscar o melhor para nossa gente, deixo aqui o meu boa noite a todos e fica a minha torcida para que em Brasília cheguem no entendimento o mais rápido possível porque o orçamento deve ser votado, em 2024 o orçamento brasileiro ainda hoje continua empacado, haverá uma reunião dia 27 de fevereiro entre os 3 poderes para tentar chegar em uma decisão e os deputados são claros e bem categóricos, que se não houver uma liberação dos emendas deles o orçamento não sairá e não tem quem administre um país, um estado e um município numa situação assim, esse é o meu medo porque já vivemos isso em outra gestão, a gestão de Dilma Rousseff, só sabe o que passou quem estava na gestão chagamos ao extremo, uma situação muito complicada e que sofremos duros anos para poder se reergues, mas Deus é maior e eu espero que lá em Brasília eles consigam chegar a um entendimento para evitar o sofrimento de nosso povo e de nossa gente muito obrigado e boa noite. Destacou o Prefeito.

Pular para o conteúdo