A Secretaria de Meio Ambiente de Campo Grande do Piauí está promovendo importantes iniciativas para a preservação ambiental, recentemente foram realizadas ações nas áreas de recomposição de vegetação nativa e recuperação de áreas degradadas, abrangendo mais de 7 hectares em quatro localidades estratégicas. As ações são acompanhadas pelo Secretário de Meio Ambiente, Joelson Bezerra e o assessor Jurídico Ambiental, Ramon Ramos.

Entre as ações, destaca-se o plantio direto de 160 mudas de espécies nativas, como ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus), umbuzeiro (Spondias tuberosa L.) e angico-branco (Anadenanthera colubrina). Essas espécies foram escolhidas por sua importância ecológica, contribuindo para a biodiversidade local e para o combate à erosão do solo.

Segundo o Assessor ambiental, Ramon Ramos, as iniciativas apresentam impactos significativos para a região como: a recomposição vegetal que visa restabelecer o equilíbrio do bioma, promovendo o desenvolvimento da flora nativa e aumentando a capacidade de suporte do ecossistema local. Além da recuperação de áreas degradadas com o combate de maneira técnica e eficaz do fenômeno da erosão, que representa um dos maiores desafios para a conservação do solo na região. E a preservação de nascentes com ações de geolocalização e identificação das nascentes presentes nos limites do município, fundamentais para garantir a proteção e o uso sustentável dos recursos hídricos.

“Esse trabalho mostra o compromisso que essa gestão tem para com o desenvolvimento sustentável, busca pela devida conservação da biodiversidade local, Essas ações fazem parte do planejamento anual que a secretaria municipal faz tendo por orientação a assessoria da Gomes Luz Advocacia e Assessoria jurídica, totalmente alinhada com os parâmetros a nível Estadual e Federal” declarou Ramon.

Pular para o conteúdo