O Município de Campo Grande do Piaui , através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem desenvolvendo ações voltadas para vários eixos como a Educação Ambiental, Preservação e Conservação do uso do solo, alerta contra as Queimadas, preservação de Mananciais e Nascentes . Essa temática, está sendo trabalhada numa parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação.
A unidade escolar Moisés Bezerra elaborou uma vasta programação com apresentações de trabalhos, paródias, cordéis e vídeos conscientizando sobre os perigos das queimadas e a necessidade de conservação do solo e preservação das águas .
“Ações como essa reforçam a parceria de muito sucesso que existe aqui em Campo Grande entre a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação. Com as demandas propostas pelo Meio Ambiente, bem executadas pela Educação, Campo Grande consegue atingir os objetivos de conscientização e realização de projetos essenciais para o desenvolvimento do município .”

Carlos Ramon Luz, Assessor jurídico da Secretaria do Meio Ambiente

As alunas do 9 ano A , Lara Ravelli, Cinara Tatiele e Emilly apresentaram um trabalho sobre as causas , consequências e prevenções contra as Queimadas e incêndios florestais .
Com o Hino do Nordeste, a música Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Lara Ravelly e Daniel Coelho, fizeram uma paródia Chamando a atenção para os perigos das Queimadas .

O apelo também foi feito em cordel, poesia e produção de vídeos .


A segunda pauta do evento foi a preservação dos mananciais hídricos. O destaque foi para o açude da localidade cocos, importante fonte de abastecimento humano e animal durante décadas no município de Campo grande .
Dentro de um resgate histórico, a coordenadora Cléia lembrou passagens de tempos idos e de outras gerações que tanto se serviram do açude .
“Falar sobre o açude dos cocos me remete às histórias que eu ouvia de meus pais. Aquele açude era a fonte de água que existia ja que não tinha os poços tubulares . Então o que se pede nesse momento, é a conscientização quanto a preservação do entorno do açude, como também a preservação da água em si. “

O Ex Vereador Rubens também falou sobre sua parcela de contribuição enquanto agente público.
“Buscamos através de emendas parlamentares, a captação de recursos para a recuperação da bacia hidrográfica e a construção da parede do açude dos cocos. Com isso houve uma melhoria significativa naquele açude. “

O Evento contou com a participação de secretários municipais , representantes sindicais, direção da escola, coordenadores , professores, alunos e pais de alunos.
“Quero agradecer as secretarias de Educação, de Meio Ambiente, de Comunicação, pelo apoio, participação e cooperação no Projeto Impactos Ambientais e sociais resultantes da Queimadas.
E no Resgate histórico do Açude dos Cocos: uma valorização da história cultural e ambiental de nosso município . “


























