A Creche Maria Madalena, com o apoio da Secretaria de Educação e da Prefeitura Municipal, realizou uma exposição interativa de matemática do PPAIC na escola e um momento voltado para a educação antirracista na manhã desta quarta-feira (30). O momento foi composto por atividades lúdicas para os pequenos, como também por um desfile de personagens da cultura étnico-racial, os pais e/ou responsáveis dos alunos foram convidados e se fizeram presentes nessa manhã de interação e aprendizados.
A acolhida foi direcionada pela equipe de frente da creche Maria Madalena que, logo, conduziram o início do desfile, que foi composto por 13 crianças caracterizadas de figuras/grupos importantes e representativos na luta contra o racismo, sendo eles:
- A aluna Lorena, representando os povos afrodescendentes;
- A aluna Maria Liz, representando Antonieta de Barros;
- A aluna Maria Vitória, representando Carolina de Jesus;
- A aluna Geovana, representando a ginasta Dayane dos Santos;
- A aluna Priscila, representando Dandara dos Palmares;
- A aluna Ana Cristina, representando a cantora Iza;
- A aluna Sarah, representando a escritora Lélia Gonzaléz;
- O Aluno João Miguel, representando o cantor Martinho da Vila;
- O aluno Nicolas Gael, representando o escritor Machado de Assis;
- O aluno Gael, representando o jogador Pelé;
- A aluna Sandra, representando a escritora Raquel Queiroz;
- O aluno Silas, representando o cantor Luiz Gonzaga;
- O aluno Daniel, representando Zumbi dos Palmares.
Já no segundo momento, todos os alunos foram direcionados para as atividades lúdicas voltadas para a matemática que estavam sendo direcionadas pelas professoras de cada turma. Vale destacar que parte dos materiais que estavam sendo utilizados para as dinâmicas eram de produtos reciclados, o que é de suma importância quando se trata da contribuição para a existência de um meio ambiente equilibrado.
O objetivo dessa ação da Creche Maria Madalena foi proporcionar um momento que se trata de importantes questões voltadas não só para os alunos, mas também para os pais de uma forma dinâmica, em que os alunos se sentem valorizados e os pais possuem a oportunidade de vislumbrar o potencial dos seus filhos, além de também aprenderem juntamente com eles.
Sobre isso, a formadora da educação infantil, Edine Edite, destacou:
“Esses momentos são realizados com base nos direcionamentos fornecidos pelo PPAIC nas formações, pois o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa prioriza trazer para o âmbito das salas de aula os debates e dinâmicas voltadas para a valorização da cultura étnico-racial e assim contribuir para a conscientização de todos. Como também essas atividades lúdicas voltadas para a matemática, pois os alunos muitas vezes enxergam essa disciplina como algo assustador, sendo assim, utilizando essa metodologia, fica mais fácil de haver o aprendizado, pois ao mesmo tempo em que estão aprendendo, eles também estão se divertindo.”
Nesse sentido, torna-se válido destacar a importância da contribuição da diretora da Creche Maria Madalena, Joana Darque, como também da coordenadora Alexandra Ramos para a realização desta manhã de aprendizados. A citar também a equipe de professores, que foram os responsáveis por preparar os alunos para esse momento, bem como os materiais das atividades realizadas.
Os pais e alunos demonstraram satisfação com todas as apresentações e interações proporcionadas. Ainda antes da finalização das atividades, foi servido um lanche para todo o público presente, para que após isso as crianças, acompanhadas dos professores, pudessem dar continuidade a realização das dinâmicas voltadas para a matemática.