Na última sexta-feira (24), a Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura realizou uma palestra de conscientização sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos. A ação faz parte da III Semana Estadual do Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos e aconteceu na sede da Secretaria de agricultura, foi ministrado pelo Fiscal Estadual da ADAPI, Francisco Esdra, e contou com a colaboração da ADAPI local e da SADA.

O principal objetivo da palestra foi orientar produtores, comerciantes e vendedores de agrotóxicos sobre os riscos à saúde associados ao manuseio incorreto desses produtos e conscientizá-los sobre as práticas adequadas de compra, aplicação e devolução das embalagens nos locais indicados após o uso. Foram convidados produtores ruais, representantes de associações, e sociedade civil, e os adolescentes do NUCA. Durante o evento, os participantes receberam informações detalhadas sobre a importância do uso seguro de agrotóxicos, com ênfase na necessidade de seguir as normas legais e utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Nosso objetivo é levar informações ao público através de palestras, com um destaque especial para o uso correto e seguro de agrotóxicos devido aos perigos e riscos do mau uso desses produtos. As palestras abordarão os aspectos legais do uso de agrotóxico, aplicação correta de agrotóxicos de acordo com o recomendado e o uso de EPIs”, explicou Francisco Esdra.

A ação faz parte da III Semana Estadual do Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos, uma iniciativa que visa conscientizar o produtor sobre o uso seguro do agrotóxico. “A Prefeitura municipal e o prefeito Dr. tico sempre apoia e incentiva a agricultura familiar e o produtor rural de Campo Grande, e hoje esperamos criar uma nova cultura entre os agricultores familiares, incentivando-os a seguir o que diz a lei para a aquisição e uso de agrotóxicos. Assim, esperamos reduzir indevido, despreparado e incorreto desses produtos, diminuindo os possíveis danos à saúde humana, animal e ao meio ambiente”, destacou a Secretária Lucilene Jesus.