A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande do Piauí, em parceria com a Prefeitura Municipal,  promoveu uma ação educativa inédita envolvendo o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e a Escola Moisés Bezerra. Aproximadamente 50 visitantes participaram da ação, no ultimo sábado 23, o evento proporcionou aos alunos um passeio ecológico pela Cachoeira dos Pilões e um passeio histórico-cultural pela Gruta do Padre Davi, na localidade de Caiçara.

Participaram da ação os alunos do 9º ano da Escola Moisés Bezerra e os adolescente integrantes do NUCA. Durante o passeio , os alunos tiveram a oportunidade de mergulhar na rica história da região e conhecer a trajetória da família do Padre Davi, uma figura emblemática para a comunidade local. A família do Padre Davi Angelo Leal, de grande tradição na região, deu início com as festas religiosas na Capela de Nossa Senhora da Conceição em 1972, responsável pela construção e celebração da Gruta do Padre Davi em 1981.

Para enriquecer ainda mais a experiência dos alunos, a sobrinha de Padre Davi, Dona Eugêniana Bezerra Leal de 93 anos, o Senhor Moisés e a Senhora Divina, que abriram as portas da casa do Padre Davi. Contaram a história da família e da vida religiosa do Padre Davi, nascido em 27 janeiro de 1922, ordenou-se em 1946 e falecido em 23 de novembro de 2013, aos 91 anos, é uma verdadeira tapeçaria de costumes, tradições, cultura e religiosidade.

A casa, que tem aproximadamente 200 anos de construção e foi edificada pelo pai do Padre Davi, Ângelo Leal, abriga um museu da família com diversos itens, fotos e objetos pessoais, proporcionando um mergulho profundo na história e na cultura local.

A excursão teve início com uma visita a casa que guarda diversos itens antigos, que são expostos em uma sala e no sótão do antigo casarão, posteriormente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde se encontra o túmulo do Padre Davi, em seguida a excursão se dirige à Gruta, local de celebração do Menino Jesus de Praga, Dona Eugeniana conta que muitos festejos e celebrações foram realizadas no local. Pelo caminho que leva a gruta nota-se a presença de cruzes que simbolizam as estações da via sacra, que por muitos anos foi celebrada na localidade fazendo o percurso até a Gruta.

Após a visita a gruta foi realizada um café da manhã compartilhado, servido ainda no local e em seguida o grupo se deslocou para o segundo destino do dia a cachoeira dos pilões que fica nas proximidades da região.

Na Cachoeira foi realizado o passeio ecológico, proporcionando uma conexão direta com a natureza e os recursos naturais da região. A iniciativa visa não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a história e cultura local, mas também fomentar o respeito e o cuidado com o meio ambiente, fortalecendo assim os laços comunitários e a consciência cidadã dos jovens de Campo Grande do Piauí.

A organizadora do passeio, a articuladora do selo Unicef no município , Arnandia Rodrigues, falou sobre a experiência e parceria com a escola Moisés Bezerra, “foi uma experiência incrível todos os adolescente e profissionais envolvidos amaram o passeio e a parceria com a Diretora Dayara, foi sem igual, somou em todos os sentidos, quero aqui registrar nossos agradecimentos a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal.

Com essa ação conjunta entre o NUCA, a Escola Moisés Bezerra, a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal, a ação mobilizou também as secretarias de saúde que disponibilizou uma técnica de enfermagem e um guia acompanhar o passeio, a Secretaria de obras que melhorou o acesso das estradas, e transportes que viabilizou o passeio. Dessa forma reafirma-se o compromisso com a educação integral e o desenvolvimento sustentável, promovendo experiências significativas e transformadoras para os jovens da região.