- Detalhes
- Danielly Duarte
- Geral
- 50
Em Alusão a Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência a Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, por meio das Secretarias de Assistência Social, em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e a Comissão do Selo Unicef, foi realizada uma palestra sobre educação, cuidados e prevenção da gravidez precoce, para os jovens acompanhados pelo SCFV, e os integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes- NUCA. A reunião aconteceu no auditório do CRAS, na noite de terça-feira, 28 de fevereiro, e teve como palestrante o enfermeiro Dayro Coutinho.
o evento teve como tema “não pule etapas tudo no seu tempo”. A Secretária da Assistência Social, Zoneide Bezerra, falou sobre a importância da palestra como meio de alertar os jovens para viver a adolescência de forma responsável, sem pular etapas, cada fase deve ser respeitada.
“Estamos tratando de um tema que tem uma responsabilidade social muito grande. Então é uma oportunidade da gente conversar, debater, sanar dúvidas. Quando a gente atropela as fases, alguma coisa dar errado lá na frente, respeitem cada momento, por isso aproveitem essa conversa para adquirirem conhecimento, ter discernimento e ser consciente para evitar uma gravidez na adolescência”. - Explicou Zoneide.
A técnica da Assistência Social, Luciene Sousa, falou sobre a semana da prevenção da gravidez na adolescência que acontece no mês de fevereiro, “Em função de uma lei federal que estabeleceu o 1º de fevereiro como dia nacional de prevenção a gravidez na adolescência, Estamos fechando o mês, ofertando esse momento de conhecimento, conversa, reflexão, orientação, um tema que sempre precisa ser intensificado, quanto mais informação melhor, tudo tem seu tempo, tem coisas que são próprios da fase infantil, da adolescência e a maternidade e a paternidade são responsabilidade típicas da fase adulta". - Falou Luciene.
De forma bem descontraída e dinâmica o enfermeiro Dayro Coutinho, apresentou a palestra repassando a mensagem de uma forma que todos saíssem reflexivos sobre as responsabilidades que acarreta uma gravidez precoce para a mulher e para o homem, como o peso da maternidade é muito maior para as meninas do que para os meninos, falou ainda dos riscos que envolvem a gravidez e as Infecções Sexualmente Transmissíveis -IST’s, e sobre as formas de prevenção.
Houve ainda uma apresentação de karatê, como incentivo, e estimulo a pratica de esporte que é uma atividade que pode ser praticada em todas as idades em todas as fases, esporte faz parte da fase do adolescente, gravidez não.
http://campograndedopiaui.pi.gov.br/index.php/geral#sigFreeIdf2c754cd14