A 11ª Conferencia Municipal da Assistência Social do município de Campo Grande do Piauí, foi realizada nesta terça - feira com o tema, “Assistência Social: Direito do povo, Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção Social”.

O evento aconteceu no Câmara Municipal, de forma presencial mas atendendo a todos os critérios e orientações de prevenção a covid-19, estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Secretária de Assistência Social, primeira dama do município, enfermeira Zoneide Bezerra, deu boas vindas aos presentes e frisou que a 11° conferencia foi diferente das anteriores por conta da Pandemia. “Essa pandemia há um tempo atrás, seria inimaginável, hoje uma realidade bem difícil e isso nos faz pensar e unir maiores esforços em busca da garantia e proteção social das famílias vulneráveis do nosso município.”

Após o credenciamento, a Conferência foi aberta pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Alrilany Macêdo de Sousa Sá.

Seguiu com a leitura do regimento interno e Palestra ministrada pela Assistente Social Ângela de Maria Bezerra Neta.

Durante a Conferência foram formados grupos para a elaboração de propostas e discussão dos cinco eixos que são; A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio assistenciais no enfrentamento das desigualdades, Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos sócio assistenciais, Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários, Gestão e acesso às seguranças sócio assistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sócio assistenciais e proteção social, Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

No encerramento do evento foram eleitos os delegados que irão participar da conferência estadual representando o município de Campo Grande. Foram eleitas, Maria Yrla de Sousa Bezerra, titular, Ana Caroline de Sousa Bezerra, suplente, que são usuárias do BPC, Conceição de Maria Vieira Santos Sousa, titular, Maria das Graças da Silva Almeida, suplente, que são do bolsa família, Edine Edita de Brito, titular, Alrilany Macêdo de Sousa Sá, suplente, Tereza Rosa de Moraes Moura, Dayara de Lima Rodrigues.